sexta-feira, dezembro 22, 2006

Sintese Histórica

Sintese histórica do Futebol Português

O primeiro jogo de futebol realizado em Portugal...

Terá sido disputado em Cascais (Outubro de 1888), organizado pelos irmãos Pinto Basto - Eduardo, Frederico e Guilherme - jovens entusiastas deste “sport”, aproveitando a bola que este último já em 1884 trouxera para Portugal, como recordação de estudante e praticante desportivo em Inglaterra.Três meses depois, disputou-se novo jogo entre uma selecção dos grupos que se exibiram em Cascais e uma equipa formada por ingleses. Escolheu-se um terreno em Lisboa, para que a propaganda do jogo pudesse chegar ao povo. Num terreiro situado no Campo Pequeno, onde depois foi construída a praça de toiros, marcaram-se linhas e puseram-se balizas. E fez-se o desafio, pois era assim que se designavam os jogos. E a seguir, muitos desafios — porque dia a dia, o futebol captava adeptos. Todos os jovens queriam experimentar a sensação de dar um pontapé numa bola. E assim começaram a surgir grupos e mais tarde clubes.

Os primeiros clubes...

O primeiro, foi o Club Lisbonense (1889), que teve origem no Colégio Lisbonense mais conhecido por Vilar e que terá sido fundado no Inverno de 1889. A seguir surgiu o Real Ginásio Club Português, já fundado em 1875, que também aderiu a este novo sport. O Carcavelos Club, constituído por trabalhadores ingleses do Cabo Submarino, era o mais forte e temido. Outros foram surgindo e desaparecendo, mas foram os grupos escolares que deram grande impulso à divulgação deste jogo: Colégio Vilar, Escola Nacional e sobretudo a Casa Pia, que viu nascer centenas de jogadores e mais tarde, dirigentes e treinadores.No Norte de Portugal também o futebol estendeu as suas raízes, através da colónia inglesa e do Oporto Cricket and Lawn-Tennis Club. O entusiasmo gerado por este novo jogo, levou, a que em 1894 se tenha disputado o I Porto-Lisboa com o alto patrocínio do Rei D. Carlos I.

Fundada a primeira Associação...

A organização clubista seria a raiz do desporto português e começou com o futebol. O agrupamento de entusiastas fez-se aqui e além, criando-se núcleos (clubes) cujo despique impulsionava o futebol. Em 1906 é organizado o primeiro torneio inter-clubes promovido por Sena Cardoso através da revista “Tiro e Sport”. Foi seu vencedor o Lisbon Cricket. O êxito deste torneio levou os clubes a criar um organismo que orientasse e coordenasse a crescente expansão da modalidade, e no ano seguinte, nasceu a Liga de Football Association que organizou dois campeonatos que tiveram como vencedor o Carcavelos Club.
Mas a Liga teve vida efémera, em 17 de Setembro de 1908 surge a Liga de Football Association, presidida pelo ilustre casapiano Dr. Januário Barreto, que promoveu mais dois campeonatos ganhos pelo Carcavelos Club e Sport Lisboa e Benfica.
O exacerbado clubismo, a indisciplina e a desistência dos clubes a meio das provas, levou à extinção deste organismo.Em 23 de Setembro de 1910 é fundada a Associação de Futebol de Lisboa, que seria a pioneira das 22 agora existentes. O Campeonato de Lisboa foi, durante muitos anos, a principal prova portuguesa porque reunia os melhores jogadores e clubes como Benfica, Sporting, Belenenses ou Carcavelinhos. Com o futebol a crescer nas duas principais cidades e também no Algarve, no Minho, na Madeira e em tantas outras localidades, mais se acentuava a necessidade de criação de um organismo que coordenasse a actividade em todo o País.

Finalmente a Federação...

Assim, e por iniciativa das três Associações existentes (Lisboa, Porto e Portalegre), é fundada em 31 de Março de 1914 a União Portuguesa de Futebol.Devido à eclosão da I Grande Guerra Mundial (1914-18) com militares portugueses nela envolvidos, este organismo limitou-se praticamente a dar autorização aos jogos entre clubes portugueses e estrangeiros; a realizar jogos entre selecções de Lisboa e do Porto e a oficializar a inscrição de Portugal na FIFA. Só mais tarde, por deliberação do Congresso de 28 de Maio de 1926, a U.P.F. passou a denominar-se Federação Portuguesa de Futebol.

A primeira selecção nacional...

Foi no dia 18 de Dezembro de 1921 que Portugal disputou o seu primeiro desafio internacional.
Ao tempo, um acontecimento. Um jogo internacional nem fazia sentido, porque nem sequer tínhamos uma competição nacional, havia só os Campeonatos Regionais.
O jogo teve naturalmente a Espanha como adversário, não havia facilidade de escolha, mas os espanhóis iam muitos passos à nossa frente na prática de jogos internacionais.
A formação da primeira equipa foi entregue à Comissão Técnica da Associação de Futebol de Lisboa.
Logo à partida nos trabalhos preliminares da escolha dos elementos, não houve entendimento. Levantou-se grande celeuma à volta do afastamento de Alberto Rio e Francisco Pereira, ambos do Belenenses. O irmão daquele último, Artur José Pereira – considerado naquele tempo o nosso melhor futebolista – vestindo, também a camisola azul solidarizando-se com os seus companheiros negou o seu concurso à selecção.
Por outro lado, a Associação de Futebol do Porto, descontente com o critério da escolha, também proibiu os seus jogadores de irem à selecção. Só apareceu um, Artur Augusto, mas, pelos vistos, à revelia.
E assim nasceu, nada bem, como se pode concluir, a “equipa de todos nós”.

O Campeonato de Portugal...

Em 1921 e depois de vários anos a tentar organizar uma competição nacional decidiu-se finalmente organizar o primeiro Campeonato de Portugal. Embora neste ano houvesse campeões no Algarve e Portalegre deliberou-se que apenas os grupos de Lisboa e Porto disputassem o troféu.
Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto enfrentaram-se primeiro no Porto (2-0 para a equipa local), depois em Lisboa (2-1 para o Sporting), em face do empate registado, houve que fazer um sorteio para definir o local, calhou ao Porto, e o jogo disputou-se no Campo do Bessa onde o clube nortenho derrotando por 3 a 1 o seu opositor, conquistou o primeiro campeonato nacional.

O Campeonato das Ligas...

Em 1935 surgem os Campeonatos das Ligas (I e II), sugeridos pelos jornais da época, depois de clamorosa derrota com a Espanha.
Estes torneios foram organizados a título experimental para estudar a sua viabilidade económica, sem prejuízo do Campeonato de Portugal.

A restruturação das provas nacionais...

Em 1938, na comemoração dos Cinquenta Anos do primeiro jogo de futebol em Portugal, o Congresso da Federação Portuguesa de Futebol aprova o quadro de provas que passa a ser o seguinte:

- Campeonato Nacional da I Divisão, que substitui o Campeonato de Portugal.
(Em 1995/96, passou a ser organizado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional)

- Campeonato Nacional da II Divisão - em 1990/91 passou a designar-se II Divisão “B” - dividido por grupos geográficos)

- Taça de Portugal (limitada aos clubes da I Divisão e alguns da II; mais tarde alargada a todos os participantes nos Campeonatos Nacionais e apurados dos Distritais).

- Campeonato Nacional de Juniores (campeões distritais).

Mais tarde surgem: o Campeonato Nacional da III Divisão (1947/48); a Taça Nacional de Principiantes (1962/63), hoje Juvenis ou Juniores B; Taça Nacional de Iniciados(1974/75), hoje de Juniores C; Taça Nacional de Infantis (1987/88), já extinta; Supertaça “Cândido de Oliveira” (1980/81) e Campeonato Nacional da II Divisão de Honra (1990/91).

Etiquetas: , ,